1. Banco Votorantim
  2. > O Banco
  3. > Sustentabilidade

Nossa atuação

 

 

Sustentabilidade para o Banco Votorantim é o desenvolvimento e execução de ações perenes, que reafirmam nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil, diminuam o impacto no meio ambiente e garantam a gestão ampliada de riscos e oportunidades para nossos clientes e colaboradores.

Nossa Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social traz as diretrizes para o relacionamento do Banco com os colaboradores, clientes, mercado, fornecedores, comunidade e governo. Também fornece princípios para a gestão de atividades e relação com o meio ambiente, o gerenciamento de risco socioambiental nos negócios e o desenvolvimento e a gestão de produtos e serviços.

Nós do Banco Votorantim reafirmamos o compromisso com os princípios de desenvolvimento sustentável em todas as nossas atividades e operações.

Nossa atuação em responsabilidade social está pautada em transformação social e desenvolvimento do país, por meio do apoio a projetos nas áreas de cultura, esporte, infância e adolescência

 

Cultura

CCBB- Exposição 50 anos de realismo - do fotorrealismo à realidade virtual
Exposição inédita, que cobre com mais de 80 obras nacionais e internacionais os 50 anos de movimento realista, indo do fotorrealismo a realidade virtual.

Instituto Querô - "Oficinas Querô", "Querô na Escola" e "Querô Comunidades"
Apoio às oficinas de capacitação de jovens de áreas periféricas na produção audiovisual.

MASP - Diálogos no acervo e MASP oficinas
Realização de conversas sobre obras e exposições do museu acompanhadas por especialistas, com atividades educacionais que exploram as diversas linguagens pelas quais a arte se manifesta.

Pastoral da Criança - Museu da Vida
Promove informação e reflexão através de exposições e ações educativas sobre saúde, nutrição, educação e cidadania no cuidado com a criança na família, além de preservar a memória da missão da Dra. Zilda Arns Neumann.

Mozarteum - Plano anual São Paulo
Valorização e difusão da cultura musical com a promoção de espetáculos de música erudita e a manutenção de atividades educativas.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Concertos Fora de Série 
Concertos temáticos de música erudita, acessíveis ao público e que promovem intercâmbios entre as diversas formas de arte.

OSESP - Academia OSESP
Capacitação de profissionais instrumentistas, coralistas e regentes, capacitando-os para integrar orquestras de excelência.

Instituto Baccarelli – Plano anual de atividades
Proporciona a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social um trabalho educacional pleno de formação musical e artística de excelência, desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.

Cia Deborah Colker- “Espetáculo Cão sem Pluma” e “Nó”
Turnê de espetáculos de dança coreografados pela renomada bailarina e coreógrafa brasileira Deborah Colker.

Brazucah- Cine Solar
Cinema itinerante que utiliza energia renovável solar para realizar exibições de filmes em diversas cidades do Brasil.

Filme Divaldo Franco
Filme sobre a vida e o legado do médium baiano Divaldo Franco, fundador  da instituição “Mansão do Caminho”, na região nordeste do Brasil.

Esporte

APABB- Projeto Movimento
Proporciona por meio do esporte a inclusão e qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Olga Kos- Taekwondo Kids VI
Proporciona por meio da prática do Taekwondo a inclusão de crianças com e sem deficiência Intelectual à sociedade.

Instituto de Educação e Esporte- Rede de Núcleos Esportivos Sócio-Educativos IEE
Proporciona por meio do esporte a formação de cidadãos críticos e participativos, que impactam e desenvolvem suas comunidades através do esporte.

Infância e adolescência

Sepi - Projeto Cidadão do Amanhã
Tem por finalidade proteger crianças, distanciando-as de situações de risco e vulnerabilidade social, trabalhando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades.

APAE SP- Projeto Qualificação Profissional
Potencializa habilidades e competências de adolescentes com deficiência intelectual, proporcionando autonomia e independência, para maior inclusão à sociedade e empregabilidade.

GRAACC - Atendimento de Odontológico no GRAACC
Oferece atendimento odontológico qualificado a crianças e adolescentes com câncer no hospital do GRAACC.

Instituto Criança é Vida - Parceria Multiplicadora
Proporciona a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social projetos com foco na saúde física e emocional.

Parceria pela Valorização da Educação (PVE)
Contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações do grupo Votorantim, atuando em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.
Nós do Banco Votorantim estamos juntos apoiando essa iniciativa através da premiação dos municípios que se destacaram no PVE, fomentamos e estimulamos o intercambio educacional, por meio de treinamentos às equipes e secretarias municipais.

Associação de Assistência Social e Cidadania- Projeto Semear e Viver com Saúde
Atua na prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, apresentando como alternativas de geração de renda a agroecologia.

Associação de Assistência e Amparo ao Menor- Projeto Ação Amor
Oficinas de aprendizagem que resgata e trabalha a autoestima de jovens, desenvolvendo o protagonismo e os conscientizando de seus direitos e deveres.

Projeto Viver- Projeto Ficar
Promove parceria entre famílias e o Projeto Viver, para melhorar o desenvolvimento físico, psicológco e emocional das crianças e adolescentes participantes.

Idoso

SPAAN - Projeto Vida Proteção e Atenção Idoso de Futuro
Apoio a manutenção física da Instituição, proporcionando a assistência a idosos de maneira digna, com conforto, atenção e qualidade de vida.

Hospital de Câncer de Barretos - Amparo do Idoso 2018
Visa ampliar e qualificar ainda mais as iniciativas que envolvem o tratamento de idosos e assistência de suas famílias durante todo o processo de combate à doença.

banner

Iniciativas nas áreas de negócios

Princípios do Equador

O Banco Votorantim tem orgulho em ser signatário dos Princípios do Equador, que estabelece um conjunto de critérios socioambientais observados mundialmente na análise de produtos financeiros.

Esses critérios nos direcionam na avaliação e gestão de riscos ambientais e sociais, na seleção de projetos de investimento e na tomada de decisão de crédito.

A adesão aos Princípios do Equador é voluntária e está alinhada à nossa Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (PSRSA).

Saiba Mais
banner

Iniciativas nas Áreas de Negócios

Parcerias e representações

O Banco Votorantim é associado ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desnvolvimento Sustentável (CEBDS).

Trabalhamos juntos na promoção do desenvolvimento sustentável, em práticas da responsabilidade social empresarial e na construção de uma sociedade mais sustentável.

Saiba Mais